Constituição de empresas no Brasil

Se tem negócios em Brasil pode chegar a um ponto em que faça sentido criar uma empresa local. Nesse caso, precisa de saber como cumprir a regulamentação local e quem o pode ajudar.

Este artigo descreve-o:

  • os tipos de empresas mais prováveis de criar;
  • como o pode fazer e quem o pode ajudar;
  • alguns regulamentos fiscais importantes.

Connect directly with a trusted advisor in Brasil

O nosso consultor local pode aconselhá-lo sobre a melhor forma de introduzir as suas mercadorias no país e cumprir todos os regulamentos.

    Your first name

    Last name

    Your company email

    Mobile number

    What is your company website?

    Where is your company based?

    What can we do for you?

    This site is protected by reCAPTCHA, our privacy policy, the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Our consultants typically charge between 3.000 and 15.000 Euro on fees for market research or a partner search, depending on the complexity and country. There is always an initial payment and they don't work on a commission basis.

    Your legal entity in Brasil

    O Brasil, a maior economia da América do Sul, oferece uma grande variedade de oportunidades para investidores estrangeiros. Como membro do grupo BRICS de economias emergentes, o Brasil oferece um grande mercado consumidor, uma extensa base de recursos naturais e um sector industrial em crescimento.

    Formulários comerciais mais comuns para empresas estrangeiras

    As estruturas comerciais mais comuns para empresas estrangeiras no Brasil são a Sociedade de Responsabilidade Limitada (LTDA) e a Sociedade Anónima (S.A.).

    • Empresa de responsabilidade limitada (LTDA): A LTDA é a estrutura empresarial mais comum no Brasil, especialmente para pequenas e médias empresas. Ela oferece responsabilidade limitada, o que significa que os proprietários (quotistas) só são responsáveis pelas dívidas da empresa até o valor de suas ações. O número mínimo de sócios exigido é de dois e é permitida a participação de estrangeiros. O capital mínimo exigido é flexível, mas recomenda-se que tenha um montante razoável para demonstrar a estabilidade da empresa.
    • Corporation (S.A.): A S.A. é utilizada por empresas de maior porte, especialmente aquelas que pretendem levantar capital através do mercado público de ações. Requer um capital mínimo de R$ 100.000 para empresas de capital aberto e R$ 10.000 para empresas de capital fechado. A estrutura da S.A. permite maior flexibilidade na propriedade e na administração, tornando-a ideal para grandes empresas ou para aquelas que buscam captar recursos por meio de ofertas públicas.
    • Os estrangeiros podem deter 100% das acções tanto em estruturas LTDA como S.A., desde que as actividades da empresa cumpram os regulamentos brasileiros e as restrições à propriedade estrangeira em sectores específicos.

    Para a maioria dos investidores estrangeiros, a LTDA é a escolha preferida devido à sua simplicidade, baixos requisitos de capital mínimo e flexibilidade na gestão. A estrutura de S.A. é ideal para grandes corporações ou para aqueles que desejam listar ações publicamente.

    Criação de uma empresa no Brasil

    A criação de uma empresa no Brasil envolve várias etapas. Veja abaixo uma visão geral do processo:

    1. Escolha um nome de empresa único e verifique a sua disponibilidade junto da Junta Comercial Brasileira.
    2. Redigir os estatutos (Contrato Social) que definem os objectivos da empresa, a estrutura de governação e a participação acionista.
    3. Registe a empresa na Junta Comercial para obter o reconhecimento legal. Este processo pode demorar 2 a 4 semanas, consoante a região.
    4. Obtenha um número de identificação fiscal (CNPJ) junto da Receita Federal do Brasil. Este número é obrigatório para todas as empresas que operam no Brasil.
    5. Abra uma conta bancária corporativa no Brasil e deposite o capital social necessário. Para uma LTDA, não existe um capital mínimo específico, mas deve ser um montante razoável para o tipo de negócio.
    6. Registe-se no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para efeitos de segurança social e impostos sobre o trabalho, caso pretenda contratar trabalhadores.
    7. Registe-se para o IVA (ICMS) e outros impostos locais, dependendo da sua atividade comercial. As taxas variam consoante o estado e o sector de atividade.
    8. Obtenha todas as licenças ou autorizações necessárias com base na atividade comercial, tais como licenças ambientais ou de saúde.

    O processo de incorporação no Brasil pode levar várias semanas devido a requisitos burocráticos, e os investidores estrangeiros são aconselhados a trabalhar com profissionais jurídicos e contabilísticos locais para garantir o cumprimento das leis e regulamentos locais.

    Tributação e retenção na fonte

    O Brasil tem um sistema fiscal complexo, com vários impostos federais, estaduais e municipais. No entanto, também oferece vários incentivos aos investidores estrangeiros. Os principais aspectos fiscais incluem:

    • A taxa de imposto sobre o rendimento das sociedades no Brasil é de 15% sobre os lucros, com uma sobretaxa adicional de 10% sobre os lucros que excedam 240 000 reais por ano.
    • Além do imposto de renda das pessoas jurídicas, as empresas estão sujeitas à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) a uma alíquota de 9% para a maioria das empresas.
    • O Brasil também tem um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), conhecido como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A taxa varia de acordo com o estado, geralmente entre 7% e 18%. Outros impostos, como o PIS e a COFINS, também incidem sobre a receita bruta.
    • Os dividendos estão sujeitos a uma retenção na fonte de 0%, tanto para os residentes brasileiros como para os acionistas estrangeiros. No entanto, outras distribuições, como os juros sobre o capital próprio (Juros sobre Capital Próprio), estão sujeitas a uma retenção na fonte de 15%.
    • As empresas estrangeiras que pagam royalties, juros ou dividendos a outras entidades estrangeiras estão sujeitas a uma retenção na fonte de 15%, que pode ser reduzida ao abrigo dos tratados de dupla tributação (ADT) aplicáveis.

    Prestadores de serviços para a constituição de empresas

    Estes prestadores de serviços podem ajudar com o registo de empresas, consultoria fiscal, consultoria jurídica e conformidade no Brasil. A sua experiência ajuda os investidores estrangeiros a navegar no quadro regulamentar e a garantir a incorporação e operação bem-sucedidas de uma empresa no Brasil.

    Convença os potenciais distribuidores

    Um consultor local pode encontrar possíveis parceiros de negócios, ou você mesmo os identificou. Mas como convencê-los a comercializar e vender os seus produtos ou serviços?

    Para isso, precisa de um plano de exportação com uma estratégia clara e pormenores financeiros suficientes.

    Obtenha financiamento de bancos e investidores

    Entrar num novo mercado é um investimento. Encontrar parceiros, contratos, traduções e marketing custa dinheiro e pode precisar de capital de exploração adicional.

    Só com um bom plano e dados financeiros suficientes pode convencer os bancos e os investidores a financiá-lo. Ajudamo-lo com a documentação e o business case completos.